segunda-feira, 25 de maio de 2009

Projeto INTI estudará Ollantaytambo novamente

Amigos...
Está definido um plano de trabalho na cidadela de Ollantaytambo, no famoso Vale Sagrado dos Incas, tal como ocorreu em meados de 2001 e 2003 com quatro pesquisadores do Projeto INTI (sendo 2 pesquisadores brasileiros e 2 peruanos) a ser realizado ainda este ano. Os apoios logísticos, transporte externo/interno e toda infra-estrutura encontram-se já em fase de negociações. Nesta ocasião, não haverá a participação de turistas.

O estudo se baseará na coleta de dados astronômicos para um melhor entendimento dos fenômenos de luz e sombra que ocorrem em Ollantaytambo, principalmente em algumas construções adjacentes à cidade, em sua grande maioria, desconhecidas pelo grande público.


Nesses sítios, deveremos permanecer por até 10 dias, observando o deslocamento da sombra causada pela luz solar por entre paredes, rochas e construções importantes para o povo daquele local.

Logicamente, o resultado (ou parte dele, provavelmente) será divulgado aqui no Blog.

Para mim, como já foi dito aqui no Blog, Ollantaytambo é a "menina dos olhos". Não há lugar mais fantástico em todo o Império Inca. Fico feliz por poder realizar esse trabalho, por isso gostaria de dividir essa notícia com vocês.

Carlos H. A. Andrade
Projeto INTI - Brasil

Nenhum comentário: